Você sabia que?

Em 12 de outubro de 1804, foi criado em Paris o Supremo Conselho de França, o segundo no mundo, para difundir na Europa o Rito Escocês Antigo e Aceito. Concebido, inicialmente, como Rito para Altos Graus, chegou dos Estados Unidos sem ritual próprio para os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre.

No dia 22 de outubro, uma Assembléia Geral do Supremo Conselho de França fundou, também em Paris, a Grande Loja Geral Escocesa para organizar o ritual francês das Lojas Azuis ( Blue Lodges) do Rito Escocês Antigo e Aceito (ainda não havia sido cunhado o termo simbolismo para os três primeiros graus), tendo por base o Rito Antigo Aceito, praticado pela Grande Loja de Londres de 1751, a Grande Loja dos auto-proclamados "antigos" maçons.

Leia mais...
INÍCIO
Bem-vindo à Oficina de Restauração do REAA
Olá, Irmãos! Imprimir E-mail

O êxito da iniciativa de reunir um grupo de Maçons em torno de um objetivo comum, que era o de buscar maiores e melhores informações sobre as primeiras ações que culminaram com a criação do Rito Escocês Antigo e Aceito, em 1801, excede nossa expectativa. O grupo entendeu que devia planejar o trabalho e a ele oferecer um caráter de formalidade convencional. Para isso, fundou uma entidade que congregasse sob seu título as ações necessárias para dar vida ao projeto. Surgiu a Oficina de Restauração do Rito Escocês Antigo e Aceito, registrada nos órgãos competentes e, portanto, com personalidade jurídica.

A origem obscura do Rito tão apreciado pelos Maçons brasileiros, a sua historiografia confusa, às vezes com citações conflitantes, a deturpação grosseira em 1928 do ritual que era obedecido até então pelo condomínio entre Supremo Conselho do grau 33º e o Grande Oriente do Brasil, foram motivos relevantes que alimentaram o desejo de pesquisar os labirintos dessa complexa obra.

Leia mais...
 
Por que 1804? Imprimir E-mail
O nome Rito Escocês Antigo e Aceito foi anunciado para o mundo maçônico após a criação do primeiro Supremo Conselho em Charleston, Estados Unidos, em 31 de maio de 1801.

Em 4 de dezembro de 1802, uma circular levou ao conhecimento dos maçons, principalmente europeus, a criação do Conselho-Mãe em Charleston, na Carolina do Sul, denominado Supremo Conselho dos Soberanos Grandes Inspetores Gerais, 33º e último Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Antes de 1801, fora fundado pelo Conde de Grasse-Tilly, um Supremo Conselho nas Índias Ocidentais Francesas, com 33 graus. Entretanto, esse Supremo Conselho foi ignorado e abafado pelo Supremo Conselho norte-americano, que conseguiu fazer-se constar como o Supremo Conselho-Mãe do Mundo.

Leia mais...
 
Maquete do Templo do REAA, no ano de 1804. Imprimir E-mail

Altar do VM no Templo do REAA de 1804

 

 

 

Observe que o Oriente era o local onde o Venerável Mestre se localizava. Também temos nesta imagem o Altar, localizado à frente do Venerável Mestre, junto a sua mesa.

 

 

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 2 de 2