Você sabia que?

 O Ritual Emulação tem uma extensão do terceiro grau, que não é considerada oficialmente um novo grau, chamado Santo Arco Real. Embora não seja admitido pela Grande Loja Unida da Inglaterra como um grau superior, tem, porém, uma ritualística própria, na qual, em dada passagem, o Mestre Maçom é retirado do Templo e só permanecem os Past Masters. Não deve o Santo Arco Real inglês ser confundido com o corpo de Graus Superiores do sistema americano, conhecido como Real Arco, que tem vários graus.

Leia mais...
INÍCIO
Bem-vindo à Oficina de Restauração do REAA
Olá, Irmãos! Imprimir E-mail

O êxito da iniciativa de reunir um grupo de Maçons em torno de um objetivo comum, que era o de buscar maiores e melhores informações sobre as primeiras ações que culminaram com a criação do Rito Escocês Antigo e Aceito, em 1801, excede nossa expectativa. O grupo entendeu que devia planejar o trabalho e a ele oferecer um caráter de formalidade convencional. Para isso, fundou uma entidade que congregasse sob seu título as ações necessárias para dar vida ao projeto. Surgiu a Oficina de Restauração do Rito Escocês Antigo e Aceito, registrada nos órgãos competentes e, portanto, com personalidade jurídica.

A origem obscura do Rito tão apreciado pelos Maçons brasileiros, a sua historiografia confusa, às vezes com citações conflitantes, a deturpação grosseira em 1928 do ritual que era obedecido até então pelo condomínio entre Supremo Conselho do grau 33º e o Grande Oriente do Brasil, foram motivos relevantes que alimentaram o desejo de pesquisar os labirintos dessa complexa obra.

Leia mais...
 
Por que 1804? Imprimir E-mail
O nome Rito Escocês Antigo e Aceito foi anunciado para o mundo maçônico após a criação do primeiro Supremo Conselho em Charleston, Estados Unidos, em 31 de maio de 1801.

Em 4 de dezembro de 1802, uma circular levou ao conhecimento dos maçons, principalmente europeus, a criação do Conselho-Mãe em Charleston, na Carolina do Sul, denominado Supremo Conselho dos Soberanos Grandes Inspetores Gerais, 33º e último Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Antes de 1801, fora fundado pelo Conde de Grasse-Tilly, um Supremo Conselho nas Índias Ocidentais Francesas, com 33 graus. Entretanto, esse Supremo Conselho foi ignorado e abafado pelo Supremo Conselho norte-americano, que conseguiu fazer-se constar como o Supremo Conselho-Mãe do Mundo.

Leia mais...
 
Maquete do Templo do REAA, no ano de 1804. Imprimir E-mail

Altar do VM no Templo do REAA de 1804

 

 

 

Observe que o Oriente era o local onde o Venerável Mestre se localizava. Também temos nesta imagem o Altar, localizado à frente do Venerável Mestre, junto a sua mesa.

 

 

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 2 de 2